Cúpula da Amazônia apresentará compromissos sobre florestas

Lula se reúne nesta quarta-feira (9) com representantes de países africanos com grandes concentrações de florestas tropicais

BandNews FM

Cúpula da Amazônia apresentará compromissos sobre florestas
Cúpula da Amazônia vai apresentar compromisso para florestas
Ricardo Stuckert/Presidência da República

A Cúpula da Amazônia, em Belém, chega ao fim nesta quarta-feira (9) com a apresentação de um documento sobre a necessidade de conservação das florestas tropicais do mundo. Além dos países sul-americanos que englobam a Floresta Amazônica, nações africanas também participam.

Os chefes de Estado reunidos na capital paraense também vão conversar com o presidente da COP-28, Sultan Ahmed al-Jaber. A conferência da ONU que discute as mudanças climáticas acontece em Dubai, no fim do ano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá conversas bilaterais com os presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e o líder da República do Congo, Denis Sassou N'guesso. Ambas as nações concentram florestas tropicais e devem assinar o documento “Unidos por nossas Florestas”. A ideia é criar um grupo de países para discutir a conservação desses ambientes e negociar em conjunto o investimento de países ricos para a manutenção da floresta em pé.

No primeiro dia da Cúpula da Amazônia, na terça-feira (8), foi apresentada a Declaração de Belém. O documento reúne 100 iniciativas para a conservação da Amazônia, mas não apresenta metas conjuntas de zerar o desmatamento na região. O texto também não trata da limitação de exploração de petróleo ou de metais na área.

O Brasil estuda a liberação da exploração petroleira na foz da bacia do Rio Amazonas, no Amapá, enquanto ainda existem projetos de mineração na floresta.

A reunião no Norte do Brasil esperava firmar compromissos iguais entre os países amazônicos para levar à COP-28. O encontro também é visto pelo governo brasileiro como uma forma de dar protagonismo ao país no debate internacional da conservação ambiental.