Curitiba atinge o maior número de internados por Covid e muda atendimento

Unidades Básicas serão transformadas em pronto-atendimento a partir desta segunda

BandNews FM

Paraná atinge o maior número de pacientes internados e Curitiba muda o atendimento nas unidades por conta da demanda Foto: Pedro Ribas/Prefeitura de Curitiba
Paraná atinge o maior número de pacientes internados e Curitiba muda o atendimento nas unidades por conta da demanda
Foto: Pedro Ribas/Prefeitura de Curitiba

O Paraná atingiu no fim de semana o maior número de pessoas internadas com Covid-19 desde o início da pandemia. Neste domingo (30), eram 5886 pacientes internados e 96% dos leitos de UTI ocupados. Por isso, a capital paranaense vai fazer mudanças no atendimento das unidades de saúde. Nesta segunda-feira (31), os três prontos-socorros que atendem aos curitibanos atenderão apenas casos graves encaminhadas pelos serviços de emergência, fechando o atendimento de porta aberta. Enquanto isso, 19 unidades básicas serão transformadas em mini-Upas.

O sistema de saúde curitibano está pressionado com o aumento das internações de pacientes infectados pelo coronavírus. Desde o último sábado (29), Curitiba entrou em bandeira vermelha, a mais restritiva no plano de controle da Covid-19.

Entre as regras estão: o toque de recolher e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas, em vias públicas, das 21h até 5h. Atividades comerciais não essenciais e lojas de material de construção podem funcionar apenas com atendimento no delivery ou drive-thru de segunda a sábado, proibido no domingo.

Shopping centers, centros comerciais, restaurantes e lanchonetes de rua, podem funcionar apenas com delivery, drive-thru e retirada em balcão, todos os dias da semana. Supermercados, podem funcionar com atendimento presencial de segunda à sábado, das 7 às 20 horas. No domingo, apenas com delivery.

Enquanto isso, as Unidades de Pronto Atendimento de Curitiba (UPAs) vão funcionar como unidades de internamento para pacientes com Covid-19. As Upas ficam fechadas para atendimento direto entre 7h e 20h. Fora desse período atenderá apenas casos graves.

A ocupação nas UTIs do Paraná está em 96% e os especialistas já reconhecem que o estado passa pela terceira onda da epidemia.

AVANÇO DA VACINAÇÃO

Também nesta segunda-feira (31), a cidade retoma a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 no grupo prioritário de comorbidades e trabalhadores da educação.

O município paralisou a aplicação da primeira dose das vacinas na quarta-feira (26) por falta de vacinas. A prefeitura afirmou que a retomada da imunização ocorre após a chegada de um novo lote de vacinas entregues pelo Ministério da Saúde.

A retomada será com ampliação de faixas etárias: 25 anos e mais para comorbidades e 49 para profissionais da educação básica. Já a vacinação de pessoas com deficiência permanente atenderá as que têm 18 anos ou mais.

Além da primeira dose, continua o cronograma da imunização de segunda dose dos idosos da faixa de 85 a 81 anos que receberam a vacina AstraZeneca, segundo a Prefeitura.

Até agora, a cidade vacinou 481.019 pessoas com a primeira dose da vacina. Já completaram a imunização 210.873 curitibanos.