Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (29) aponta que 53% dos brasileiros acreditam que a corrupção vai aumentar nos próximos meses. No levantamento divulgado pelo jornal "Folha de S. Paulo", 17% afirmam achar que os casos vão diminuir e 26% pensam que nada vai mudar.
Foram ouvidas 2556 pessoas com mais de 16 anos, em 181 cidades brasileiras, entre os dias 23 e 24 de março. O levantamento ocorreu no momento em que a suspeita de corrupção no Ministério da Educação e as denúncias de um gabinete paralelo na pasta vieram à tona.
No levantamento anterior sobre o tema, realizado em dezembro do ano passado, 36% responderam que a corrupção iria aumentar. Em março de 2021, o número registrado era mais alto: 67%.
O estudo aponta que o perfil de quem acha que a corrupção vai aumentar é de pessoas que recebem até dois salários mínimos e aqueles que têm ensino fundamental completo. Neste grupo, 59% afirmam que a corrupção vai aumentar. Entre as mulheres, são 58%. Para quem recebe mais de dez salários, o índice é menor: 38%.