BandNews FM

DataFolha: Lula lidera com 48% das intenções de voto contra 27% de Bolsonaro

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) aponta aumento na vantagem do petista

Rádio BandNews FM

O levantamento foi feito com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades.
O levantamento foi feito com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades.
Foto: Montagem/Agência Brasil

O ex-presidente Lula (PT) abre 21 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), segundo a mais recente pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26). O petista tem 48% das intenções de voto no primeiro turno, contra 27% do atual presidente da República.

Bolsonaro tinha conquistado certo fôlego no levantamento anterior, de março, e chegado a 26% - mas viu aumentar agora sua distância para o petista, que antes era de 17 pontos. Lula pontuou 43% na ocasião.

Com relação aos outros candidatos, o cenário é o seguinte: Ciro Gomes (PDT) tem 7%, André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) somam 2% cada. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), tem 1%.

Felipe d'Avila (Novo); Sofia Manzano (PCB); Leonardo Péricles (Unidade Popular); Eymael (Democracia Cristã); Luciano Bivar (União Brasil); e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 7%; 4% dos eleitores responderam que não sabem em quem votar.

Considerando apenas os votos válidos, Lula venceria a eleição de 2022 no primeiro turno se o pleito fosse hoje: 54% dos votos, contra 30% de Jair Bolsonaro.

O porcentual de votos válidos exclui brancos e nulos e é usado pela Justiça Eleitoral para declarar o resultado final.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 58% das intenções de voto contra 33% do atual presidente.

Em relação ao levantamento anterior, a vantagem de Lula subiu de 21 pontos para 25. Brancos e nulos foram 8%; 1% não sabe em qual deles votar.

O levantamento foi feito com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta e quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.  

Outros cenários

Num enfrentamento entre Bolsonaro e Ciro, no segundo turno, o pedetista bate o presidente por 52% a 36%. Em março, Ciro marcava 46%, e Bolsonaro tinha 37%. Os brancos e nulos são 10%, contra 16% na pesquisa anterior. Os indecisos seguem somando 1%.

Já entre Lula e Ciro, é o petista quem venceria no segundo turno. Lula alcança 55% contra 29% do candidato do PDT. O cenário se mantém estável em relação à pesquisa de março, quando Lula marcou 54% e Ciro, 28%.

Aqueles que votariam branco ou nulo eram 17%, contra 15% agora. Os indecisos se mantêm em 1%.

Tópicos relacionados