Após 38º rodadas do Campeonato Brasileiro, a decisão do título ficou para a última rodada pela nona vez na história por pontos corridos, com todas as partidas sendo realizadas simultaneamente.
Botafogo e Palmeiras disputam a taça e mais 10 jogos ocorrem neste domingo (8) que definirão vagas na Libertadores, Sul-Americana e a briga contra o rebaixamento.
O Botafogo precisa somente de um empate para não depender do jogo do Palmeiras e garantir a taça. Qualquer resultado que não seja a vitória do Alviverde também garante que a taça seja entregue no Rio de Janeiro.
O Palmeiras só se tornará campeão se vencer o Fluminense, no Allianz Parque, e o Botafogo perder para o São Paulo, no Nilton Santos.
Até o momento foram definidos seis classificados para a Libertadores e um para a fase prévia; há equipes garantidas também na Sul-Americana. Confira:
Classificados à fase de grupos da Libertadores: Botafogo, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Internacional e Fortaleza
Classificado à fase prévia da Libertadores: Corinthians
Garantidos na Sul-Americana e brigam por Libertadores (uma vaga): Bahia, Vasco e Cruzeiro
Classificado à Sul-Americana: Vitória
Brigam pela Sul-Americana (existem três vagas): Grêmio, Juventude, Atlético-MG, Athletico-PR e Fluminense
Lutam contra o rebaixamento (cai um): RB Bragantino, Atlético-MG, Fluminense e Athletico-PR
Rebaixados: Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá
Há ainda a briga pela artilharia que, neste ano, vale o Troféu Roberto Dinamite e uma premiação em dinheiro ao líder (ou aos líderes) do ranking.
Yuri Alberto, do Corinthians e Alerrandro, do Vitória, estão na ponta da artilharia do Brasileirão, com 14 gols. Estêvão, do Palmeiras, vem logo em seguida, com 13 gols.