BandNews FM

Decreto de Lula que exige vistos dos EUA, Canadá e Austrália pode ser derrubado

Mesmo com urgência, é difícil que projeto seja aprovado pelos parlamentares ainda neste ano

Rádio BandNews FM

Câmara aprova urgência para votar projeto que pode derrubar um decreto de Lula
Câmara aprova urgência para votar projeto que pode derrubar um decreto de Lula
Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência para votar o projeto que pode derrubar um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que estabelece a exigência de vistos a turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

O requerimento foi aprovado por 304 votos a 141, e com isso, a votação deve ser acelerada e pode ser feita diretamente em plenário, sem passar por comissões temáticas.

A decisão de Lula revoga um decreto de 2019, assinado por Jair Bolsonaro, que dispensava a exigência de visto para esses turistas. 

A medida do Governo Federal começaria a valer em 1º de outubro deste ano, mas, em setembro, o Planalto prorrogou o início de vigência para 10 de janeiro do ano que vem.

A decisão se baseou em um levantamento que indicou que não houve aumento do número de turistas desses países no Brasil com a revogação da exigência de visto. 

O Executivo também considerou o princípio da reciprocidade, uma vez que turistas brasileiros precisavam de visto para visitar esses países.

Mesmo com a urgência, é difícil que o projeto seja aprovado pelos parlamentares ainda neste ano. 

Depois da Câmara, a matéria precisa ser analisada pelo Senado, e o Congresso Nacional entrará em recesso no fim da semana e retoma os trabalhos em fevereiro de 2024.

Tópicos relacionados