Demolição de prédio no Centro de SP deve levar 6 meses

A limpeza do local e os trabalhos de iluminação começaram nesta segunda (18)

Rádio BandNews FM

Até o próximo final de semana será finalizada a instalação da tela de segurança na lateral esquerda do prédio que pegou fogo no centro da capital paulista. Essa é uma das etapas do processo para a demolição do edifício, que fica na Rua Comendador Abdo Schahin, na região da 25 de março.

O imóvel foi destruído por um incêndio na semana passada. Nesta segunda-feira (18), tiveram início os trabalhos de iluminação interna de todo o prédio e a retirada dos materiais queimados pelo fogo. Duas lojas próximas ao edifício continuam interditadas preventivamente.

A CET mantém a Rua Comendador Abdo Schaim bloqueada ao tráfego no trecho entre Rua Afornso Kherlakian e Rua Cavalheiro Basílio Jafet. Os trabalhos que antecedem a demolição do prédio que pegou fogo nessa região começaram no final de semana. A previsão é de que todo o processo leve 6 meses. Segundo a SPTrans, no momento, não há desvios de linhas na região da Rua 25 de Março.

Risco de novos incêndios

Não existe um levantamento de quantos prédios em São Paulo estão em dia com a vistoria obrigatória de prevenção de incêndios. O edifício de 10 andares que pegou fogo na semana passada na região da 25 de Março não tinha o AVCB.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros só é concedido depois que uma inspeção feita pelos bombeiros atesta que o prédio tem os sistemas de controle de incêndios em dia.

O documento é obrigatório para prédios residenciais e comerciais com mais de um andar ou que tenham a partir de 750 metros quadrados de área construída. Além dos próprios bombeiros, a prefeitura também tem a obrigação de fiscalizar.  

Os responsáveis por prédios que não têm o AVCB ou não realizam a manutenção dos sistemas de controle de incêndios podem pagar multas que partem de R$ 3 mil e chegam até R$ 300 mil.