BandNews FM

Depois de reunião da Conitec sobre uso do Kit Covid terminar empatada, relatório vai para consulta pública

Último encontro discutiu sobre o documento que não recomenda o uso de medicamentos como a invermectina e a cloroquina

BandNews FM

Último encontro da Conitec durou cinco horas
Último encontro da Conitec durou cinco horas
Genival Fernandez/Agência Pixel Press/Estadão Conteúdo
Topo

Depois que a reunião sobre o uso do chamado Kit Covid terminar empatada, o relatório da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS será submetido a uma consulta pública para que a população opine sobre o assunto.

O último encontro da Conitec durou cinco horas e discutiu sobre o documento que não recomenda o uso de medicamentos como a ivermectina e a cloroquina.

Dos 13 membros do colegiado, seis votaram a favor do relatório, outros seis votaram contra, sendo que cinco desses são representantes do Ministério da Saúde e outro do Conselho Federal de Medicina.

O coordenador da Conitec, o médico Carlos Carvalho, suspendeu a análise no dia 7 de outubro alegando que novos estudos sobre os medicamentos foram incorporados ao relatório. Por isso, o representante da Comissão Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Elton Chaves, chegou a ser ouvido na CPI da Pandemia e declarou inclusive, que as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde para o uso dessas medicações não passaram pela Conitec.

A infectologista Ana Helena Germoglio afirmou que a discussão já é superada pela ciência e que a votação é uma afronta aos médicos que trabalham na linha de frente de combate à pandemia.

Uma ausência foi confirmada na votação, que foi a do representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em nota, a Anvisa afirma que participou da reunião de forma online mas o representante do órgão, o Gerente Geral de Medicamentos, Gustavo Mendes estava em um voo para Brasilia no momento da votação e que, assim que pousou na Capital do País, a reunião tinha sido encerrada 15 minutos antes.

Tópicos relacionados