BandNews FM

Desaparecimento de meninos de Belford Roxo é citado em relatório encaminhado à ONU

Lucas Matheus, Alexandre da Silva e Fernando Henrique desapareceram em 27 de dezembro de 2020

BandNewsFM 09/08/2021 • 20:23
No texto, é mencionado que ainda não há uma conclusão sobre o paradeiro das crianças
No texto, é mencionado que ainda não há uma conclusão sobre o paradeiro das crianças
Foto: Divulgação/Redes Sociais

O Movimento Nacional de Direitos Humanos notificou a Organização das Nações Unidas sobre o alto número de pessoas desaparecidas no país. O documento foi enviado ao Comitê de Desaparecimento Forçado da entidade. Um dos casos mencionados pelo grupo no relatório é o dos três garotos de Belford Roxo.

Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre Silva, de 11, e Fernando Henrique, de 12, foram vistos pela última vez no dia 27 de dezembro de 2020. No texto, é mencionado que ainda não há uma conclusão sobre o paradeiro das crianças, o que constituiria "clara violações aos direitos humanos". Ainda segundo o grupo, o Estado brasileiro deveria se manifestar a respeito do tema.

Segundo investigações da Polícia Civil, os meninos teriam desaparecido após, supostamente, furtarem passarinhos em uma feira da cidade da Baixada Fluminense. Para o advogado Carlos Nicodemos, que assina o relatório, o caso de Lucas, Alexandre e Fernando ilustra a situação sobre o desaparecimento de crianças no país.

O Brasil é signatário da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado desde 2016. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, o número de pessoas desaparecidas no Brasil em 2020 foi de 62.587.