Desemprego atinge menor nível desde 2015 no Brasil

Nove milhões e meio de pessoas seguem sem uma ocupação no país

BandNewsFM

Mais de 6 milhões de pessoas conseguiram ingressar no mercado de trabalho Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mais de 6 milhões de pessoas conseguiram ingressar no mercado de trabalho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil fica em 8,7% no trimestre móvel encerrado em setembro. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, divulgados nesta quinta-feira (27), no mesmo período do ano passado a taxa havia sido de 12,6%.

Com o resultado, segundo o IBGE, o número de brasileiros sem um trabalho atingiu o menor nível desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015. Por outro lado, 9 milhões e meio de pessoas no país seguem sem uma ocupação.

Para a colunista de economia BandNews FM, Juliana Rosa, a rápida recuperação do setor de serviços após pandemia de Covid-19 influenciou na alta do emprego no país.

Segundo a pesquisa, no ano, mais de 6 milhões de pessoas conseguiram ingressar no mercado de trabalho.

O setor público auxiliou positivamente a alta da taxa com recorde da série histórica, crescendo 2,5% no trimestre e 8,9% no ano. Já o nível de ocupação foi de 57,2%, o mais elevado deste o trimestre encerrado em outubro de 2015.

Os empregos com carteira de trabalho também registraram alta: são mais de 36 milhões de brasileiros com esse tipo de trabalho. E o número de empregados sem carteira assinada no setor privado também aumentou, chegando a maior da série histórica, iniciada em 2012, com mais de 13 milhões de pessoas.

A taxa de informalidade foi de 39,4% da população ocupada.