BandNews FM

Desemprego cai em agosto, chega a 13,2% e atinge 13,7 milhões de brasileiros

Índice caiu 0,5% em comparação com o trimestre anterior encerrado em julho

BandNews FM

Índice caiu 0,5% em comparação com o trimestre anterior encerrado em julho
Índice caiu 0,5% em comparação com o trimestre anterior encerrado em julho
Foto: Marcelo Jr/Agência Brasil

O desemprego recua e termina o trimestre encerrado em agosto com uma taxa de 13,2%. O país ainda tem 13,7 milhões de brasileiros, embora o índice tenha caído 0,5 pontos porcentuais. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo IBGE.

No trimestre encerrado em julho, eram 14,1 milhões de brasileiros procurando emprego.

Para a colunista de economia da BandNews FM Juliana Rosa, o dado é resultado do avanço da vacinação, da flexibilização das restrições econômicas e a retomada da circulação de pessoas.

“Já se esperava que haveria agora uma recuperação do mercado de trabalho e principalmente para esse brasileiro que depende de gente circulando. É o cara da carrocinha de pipoca na escola, o restaurante a quilo, então é uma notícia positiva que a gente deve continuar vendo daqui até o final do ano. ”, afirmou Juliana.

Juliana Rosa ressaltou que a inflação ainda tem segurado a criação de vagas formais e informais.

O crescimento da ocupação no trimestre até agosto avançou na maioria dos grupos de atividades econômicas, com destaque para o aumento de 1,2 milhão de trabalhadores no segmento de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas e de 578 mil na indústria geral. A única redução ocorreu na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

No número de trabalhadores por conta própria, o contingente bateu recorde de série histórica e chegou a 18,1% da população ocupada.

Tópicos relacionados