BandNews FM

Desemprego cai no Brasil, mas ainda atinge 12 milhões de pessoas

A taxa ficou em 11,2% em fevereiro, índice inferior ao do trimestre encerrado em novembro

BandNews FM

Carteira de Trabalho e Previdência Social
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Foto: Pedro Ventura - Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil caiu 0,4 ponto porcentual no trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022 em relação aos três meses anteriores. 

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (31) pelo IBGE, o índice ficou em 11,2%, mas 12 milhões de brasileiros ainda estão sem ocupação. 

Apesar de ter recuado em relação ao trimestre anterior, de setembro a novembro de 2021 (11,6%), a taxa ficou estável frente ao trimestre encerrado em janeiro. 

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (encerrado em fevereiro de 2021), a queda no número de desocupados foi de 19,5%, ou menos 2,9 milhões de pessoas desempregadas.

Já população ocupada (95,2 milhões) manteve-se estável em relação ao trimestre anterior, mas cresceu 9,1% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

O índice relativo à informalidade teve leve queda entre os trimestres encerrados em novembro e fevereiro, chegando, segundo o IBGE, a 38 milhões de brasileiros. 

Ao longo dos primeiros meses de 2022, também houve aumento de 18,5% no número de empregos sem carteira assinada: foram quase 2 milhões de pessoas.

Tópicos relacionados