BandNews FM

Desemprego cai para 12,6%; 13,5 milhões estão desempregados

IBGE também aponta que o rendimento do trabalhador ainda está abaixo do período pré-pandemia

Rádio BandNews FM

Desemprego cai para 12,6%; 13,5 milhões estão desempregados
Desemprego cai para 12,6%; 13,5 milhões estão desempregados
Foto: Agência Brasil

A taxa de desemprego cai 1,6 ponto porcentual no trimestre encerrado em setembro, na comparação com o período de abril a junho. Segundo o IBGE, a comparação entre os trimestres é mais recomendada para medir o comportamento do mercado de trabalho. Embora o número divulgado nesta terça-feira (30) seja positivo, o desemprego ainda atinge 13,5 milhões de brasileiros, ou 12,6%.

No trimestre terminado em junho deste ano, foram registrados 1,4 milhão de desempregados a mais do que em setembro. A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, pontua ainda que nos últimos meses, foram adicionados mais 3 milhões de brasileiros na categoria de pessoas ocupadas. O dado reforça a retomada econômica com o avanço da vacinação.

A taxa de subutilização, que indica que os trabalhadores trabalham menos do que gostariam, chega a 26,5%, dois pontos porcentuais menor do que o índice de junho.

O rendimento médio do brasileiro no período de julho a setembro foi de R$ 2.459, valor ainda menor do que no período pré-pandemia. O valor está 11,10% abaixo do que o registrado em setembro do ano passado, quando o rendimento médio foi de R$ 2.766.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira apresenta uma nova metodologia e já atualizou os índices de comparação.

Tópicos relacionados