BandNews FM

Desemprego fica estável em quase todos os Estados brasileiros

Único recuo foi registrado no Amapá: 3,3 pontos percentuais

Rádio BandNews FM

O número de pessoas ocupadas também segue sem apresentar crescimento.
O número de pessoas ocupadas também segue sem apresentar crescimento.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Apenas uma das 27 unidades federativas apresentou queda na taxa de desemprego na comparação do primeiro trimestre de 2022 com o quarto trimestre de 2021.

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados nesta sexta-feira (13) pelo IBGE, o único recuo foi registrado no Amapá, de 3,3 pontos percentuais.

No estado da Região Norte, o número passou de 17,5% nos últimos três meses do ano passado para 14,2% entre janeiro e março deste ano. O estudo apontou ainda que a taxa de desocupação ficou estável nas outras 26 unidades da federação. A média nacional foi de 11,1%.

O número de pessoas ocupadas também segue sem apresentar crescimento. Vitória Teixeira, de 21 anos, está desempregada desde o início da pandemia. Segundo ela, apesar da flexibilização das medidas restritivas, ainda está sendo difícil conseguir uma oportunidade.

Os estados da Bahia, com 17,6%, Pernambuco, 17%, e Rio de Janeiro, 14,9%, registraram os maiores índices. Já Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentaram os menores.

Ainda segundo o levantamento, todas as grandes regiões do Brasil tiveram taxas de desemprego estáveis na comparação com o último trimestre de 2021, sendo que o Nordeste voltou a ter o maior ao longo de todos os períodos analisados: 14,9%.

Tópicos relacionados