O desmatamento na Amazônia em novembro é o menor dos últimos seis anos. O anúncio foi feito pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, nesta terça-feira (14), quando divulgava dados de desmatamento no bioma em novembro.
Os dados são da Detecção do Desmatamento em Tempo Real. Segundo o governo federal, se comparado a novembro do ano passado, o desmatamento registrou redução de 19%.
Além disso, os índices mostram que a área desmatada em novembro de 2021 ficou em 249 quilômetros quadrados. No mesmo mês de 2015, segundo o governo, foram registrados 302 quilômetros quadrados de desmatamento.
Apesar das reduções, os alertas de desmatamento nos últimos três meses foram elevados. Em setembro, por exemplo, a Amazônia Legal teve o por mês de desmatamento da série histórica.
Durante as declarações, o Ministro do Meio Ambiente afirmou que, em 2022, haverá reforço no número de fiscais em todo o Brasil.
Já estão publicados dois editais para contratação de 739 novos servidores que vão ampliar o quadro de fiscais do Ibama e do ICMBio.