Dia Mundial Sem Tabaco: fumantes brasileiros gastam 8% da renda com cigarros

Levantamento do Instituto Nacional do Câncer revela que o fumo prejudica a saúde e as finanças

BandNews FM

Dia Mundial Sem Tabaco: fumantes brasileiros gastam 8% da renda com cigarros
O INCA alerta que 443 pessoas morrem por dia no país por causa do tabagismo
Foto: Banco Mundial/ONU

Os brasileiros que fumam gastam em média 8% da renda familiar per capita mensal com a compra de cigarros industrializados. O dado faz parte de uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, divulgada nesta quarta-feira (31), no Dia Mundial Sem Tabaco.

As regiões onde as pessoas mais gastam com cigarros no país são o Norte e o Nordeste. O Acre é o estado com o maior comprometimento médio de renda: 14%; seguido por Alagoas, com 12%, e Ceará, Pará e Tocantins, com 11% cada.

No Sudeste, os moradores do Rio de Janeiro e de Minas Gerais gastam em média 8% da renda com cigarros. Enquanto em São Paulo e no Espírito Santo, o valor médio é de 7%.

De acordo com o levantamento, o número chega a quase 10% entre os fumantes de 15 a 24 anos. Entre os que não completaram o ensino fundamental, a taxa fica em torno de 11%.

O INCA também alerta que 443 pessoas morrem por dia no país por causa do tabagismo. Segundo o instituto, o consumo do cigarro gera um gasto anual de mais de R$ 125 bilhões no sistema de saúde e na economia.

Ao parar de fumar, a pessoa garante a redução do risco de câncer e outras doenças cardíacas com o passar dos anos, afirmam os médios e responsáveis pela pesquisa. Além de problemas de saúde, o tabagismo impacta a vida financeira dos brasileiros.

A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Cerca de 1,2 milhão não consomem cigarro, mas são vítimas do fumo passivo. Destes óbitos indiretos, 65 mil são de crianças.