BandNews FM

Dia V da vacinação ocorre neste sábado (16) em São Paulo

Ação visa incentivar a aplicação da segunda dose em faltosos e a dose adicional para grupos prioritários

BandNewsFM

O estado de São Paulo contabiliza, atualmente, cerca de 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada
O estado de São Paulo contabiliza, atualmente, cerca de 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada
Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Governo de São Paulo irá promover um novo dia V da vacinação nos 645 municípios do estado para atualização do calendário vacinal neste sábado (16). A medida tem como objetivo aplicar a segunda dose da vacina contra covid-19 em faltosos, bem como a dose de reforço em grupos prioritários e para renovar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes.

Os mais de 5 mil postos de vacinação estarão abertos das 7h às 19h, no entanto, a população deverá consultar os horários de funcionamento dos postos da sua cidade. Para garantir a plena atuação das unidades de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde disponibilizará um recurso financeiro aos profissionais de saúde dos municípios.

O estado de São Paulo contabiliza, atualmente, cerca de 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada. Dentre este grupo, 2,1 milhões de pessoas precisam concluir o esquema vacinal com doses da Pfizer, tendo em vista que o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante foi antecipada de 12 para 8 semanas.

Apesar de o número de pessoas com a segunda dose da Pfizer atrasada ser prevalente, existem ainda 915 mil pessoas que não completaram o calendário vacinal com a Coronavac e 1 milhão que não finalizaram a segunda etapa de imunização com as doses da AstraZeneca.

O Dia V da Vacinação beneficiará 3,2 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos que começaram a ser vacinados contra a covid-19 em agosto e podem atualizar o calendário vacinal a partir deste mês. A multivacinação vai até o dia 29 de outubro.

Além disso, este sábado (16) também será destinado às crianças e adolescentes que estão com a carteirinha de vacinação desatualizada. Segundo o Governo de São Paulo, 6 em cada 10 crianças que compareceram aos postos desde o dia 1º de outubro estavam com as vacinas atrasadas.

A mobilização também irá oferecer 16 tipos de vacinas que protegem contra 20 doenças, visando melhorar a cobertura vacinal que tem oscilado nos últimos anos entre o grupo. Assim, os pais ou responsáveis devem levar crianças e adolescentes ao posto de saúde mais próximo e um profissional irá avaliar quais doses precisarão ser aplicadas.

Tópicos relacionados