O volume de assuntos políticos nas redes sociais cai 18% neste começo de ano na comparação com o período das eleições, segundo análise feita pelo colunista da BandNews FM Guto Graça.
Nessa mesma relação, despencou também o número de conteúdos considerados de "ódio" - uma queda de 30% considerando 30 milhões de perfis abertos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, TikTok, YouTube e Pinterest.
O resultado considera postagens feitas entre 1 de janeiro e 8 de fevereiro.
Parte disso se deve à queda de investimentos e gastos em redes sociais por parte de campanhas políticas paralelas, que se utilizavam de anúncios para disparar informações que pudessem inflar o ambiente.
Desde a confirmação do nome do presidente Lula para ocupar o Planalto, mais de 50 milhões de anúncios que estiveram presentes no período eleitoral saíram do meio digital.
Mesmo com o novo cenário, o colunista Guto Graça faz uma ponderação: os atos criminosos de 8 de janeiro provocaram, sim, certo constrangimento entre usuários, mas não afastaram questionamento sobre a lisura das eleições.
Do total de perfis analisados em grupos considerados conservadores, 18% ainda levantam dúvidas sobre o resultado do pleito de 2022.