O Banco Central libera nesta segunda-feira (7) o pedido de resgate do dinheiro esquecido nos bancos por brasileiros. Até então, era possível apenas consultar se existia algum valor a receber. Segundo o BC, cerca de 28 milhões de pessoas têm a receber R$ 4 bilhões. Por enquanto, podem solicitar o recurso os nascidos até 1968 e/ou empresas criadas até o ano.
O calendário de resgate segue entre os dias 14 e 18 de março para os nascidos entre 1968 e 1983. Já para os nascidos a partir de 1983, assim como empresas criadas mais recentemente, podem solicitar o resgate entre os dias 21 e 25 de março.
O resgate é solicitado no site do Banco Central criado exclusivamente para consultar e recebe o dinheiro “esquecido”: www.bcb.gov.br
O pagamento é feito através do PIX e a instituição bancária com saldo devido tem até 12 dias para fazer o pagamento. O banco que não oferecer a opção do PIX vai exigir que o cliente faça contato por e-mail para combinar a forma de entrega do valor devido. Todas as instruções estão no site do Banco Central.
Enquanto isso, as consultas para ver se tem dinheiro a receber continuam. Até agora, 116 milhões de CPF ou CNPJ consultaram o sistema.