BandNews FM

Diplomata russo na ONU pede demissão e faz críticas ao governo Putin

Nesta segunda-feira (23), presidente da Ucrânia discursou no Fórum Econômico Mundial em Davos

BandNews FM

Boris Bondarev divulgou uma carta na qual faz uma série de críticas ao governo Putin
Boris Bondarev divulgou uma carta na qual faz uma série de críticas ao governo Putin
Reprodução / Twitter

O chefe da missão russa na ONU renunciou ao cargo nesta segunda-feira (23).

Após 20 trabalhando para o governo russo, o diplomata Boris Bondarev divulgou uma carta na qual faz uma série de críticas ao governo do presidente Vladimir Putin. Ele classificou a invasão da Ucrânia como "o crime mais grave contra o povo da Rússia".

Também nesta segunda, o presidente da Ucrânia discursou, por videoconferência, no Fórum Econômico Mundial em Davos. Volodymyr Zelensky pediu sanções mais duras contra Moscou, incluindo um embargo total ao petróleo russo.

Além disso, defendeu que a comunidade internacional crie ferramentas para evitar novas invasões e guerras. Ele ainda afirmou que qualquer conversa com a Rússia está cada mais difícil em função das agressões contra civis na Ucrânia.

Um dos principais pontos de debate em Fórum Econômico Mundial em Davos é o preço para a reconstrução da Ucrânia. Segundo o presidente ucraniano, o país precisaria de ao menos US$ 5 bilhões por mês, cerca de R$ 29 bilhões, para se reconstruir.

Já do lado russo, o presidente Vladimir Putin voltou a dizer que a economia está "resistindo ao impacto das sanções". Uma previsão do Banco Central da Rússia aponta que a economia russa deve encolher de 8 a 10% em 2022.

Tópicos relacionados