A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) abriu nesta quinta-feira (3) um inquérito para investigar Angela Machado, diretora de responsabilidade social do Flamengo, por xenofobia.
Após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, Ângela, que é esposa do presidente do clube, Rodolfo Landim, publicou postagem nas redes sociais ofendendo os nordestinos. A região foi onde o petista conquistou maioria dos votos. A publicação foi denunciada ao Decradi por uma pessoa anônima.
"Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome" escreveu Angela.
Em entrevista ao Canal do Benja, no Youtube, Rodolfo Landim se posiciona sobre os comentários feitos por sua esposa a nordestinos. “O problema não é meu, é da minha mulher. Ela tem o direito de se posicionar e falar o que quiser”, completa.
Ele complementa dizendo que a esposa é natural de Aracaju. Questionado sobre a possibilidade do clube pedir desculpas, Landim disse que a ação foi pessoal e não do clube ou dele.
Torcedores do Flamengo também criticam a postagem e, alguns, pretendem até mesmo cancelar a carteira de sócio torcedor.