Os estados de Minas Gerais, do Acre e o Distrito Federal lideram o ranking de casos suspeitos de dengue no país. Segundo o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, a situação é pior no Distrito Federal, com mais de 2,3 mil casos a cada 100 mil habitantes.
Minas Gerais tem 881 registros a cada 100 mil habitantes, enquanto o Acre aparece com 584 quadros suspeitos a cada 100 mil habitantes.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, o DF atingiu a marca de 23 óbitos neste ano, sendo a maioria de pessoas com mais de 60 anos.
Em todo país, já são mais de 530 mil casos prováveis da doença. Até aqui, 90 pessoas morreram devido às complicações da dengue e outros 348 óbitos suspeitos estão em investigação.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça intensa, dor muscular e/ou articular, manchas vermelhas, náusea e vômito.
O Brasil já registra meio milhão de casos de dengue, com 75 mortes pela doença. O Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro têm o maior índice da doença. O número é quatro vezes maior que o registrado em 2023.