BandNews FM

Dose adicional da Janssen deve ser aplicada de 2 a 6 meses após a 1ª dose

Decisão do Ministério da Saúde difere do que foi falado pelo Ministro Queiroga na última semana

BandNews FM

Decisão do Ministério da Saúde difere do que foi falado pelo Ministro Queiroga na última s
Decisão do Ministério da Saúde difere do que foi falado pelo Ministro Queiroga na última s
Foto: Divulgação/Secom

O Ministério da Saúde recomenda o período de dois a seis meses para a segunda dose da vacina da Janssen. Até então, o imunizante era de dose única. 

A orientação está em uma nota técnica divulgada na quinta-feira (25) pela pasta e muda o que havia sido dito pelo ministro da Saúde na última semana. 

Marcelo Queiroga anunciou que os vacinados com a Janssen receberiam uma segunda dose e depois uma terceira aplicação cinco meses depois. 

A pasta cita uma pesquisa nos Estados Unidos que apontou até 94% de proteção contra a Covid-19 para quem tomou o reforço da Janssen com dois meses de intervalo. 

O governo recomenda também que mulheres que se vacinaram com a Janssen e estão grávidas agora devem fazer o reforço com a Pfizer, no mesmo intervalo de dois a seis meses após a primeira dose.

As decisões da pasta não têm o apoio da Anvisa. A agência de vigilância sanitária informou que seria esperar uma posição do órgão para entender a forma de utilização da dose adicional, se deve ser feita com intercambialidade de imunizante, com vacinas de laboratórios diferentes, ou com o mesmo utilizado no ciclo vacinal primário.

Tópicos relacionados