Duas pessoas são presas em operação contra o PCC e o Comando Vermelho

Polícia mirou esquema das facções que movimentou cerca de R$ 6 bilhões em um ano

Rádio BandNews FM

Duas pessoas são presas em operação contra o PCC e o Comando Vermelho
Duas pessoas são presas em operação contra o PCC e o Comando Vermelho
Reprodução/Polícia Civil

Uma ação conjunta das polícias civis do Rio de Janeiro e de São Paulo, realizada nesta quinta-feira (10), prendeu dois suspeitos em ofensiva realizada contra o patrimônio do crime organizado em território carioca e em cidades da capital paulista. A operação, nomeada de Contenção, tem o objetivo de deter o núcleo financeiro do grupo criminoso Comando Vermelho, que tinha financiamento do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A operação cumpriu 46 mandados de busca e apreensão, com participação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Coordenadoria de Recursos Especiais, Delegacia Geral de Polícia e Departamento Geral Combate à Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro de São Paulo. Ao todo, foi constatado que o esquema das facções movimentou cerca de R$ 6 bilhões em um ano, valor recorde em pedidos de bloqueio de bens feitos pela corporação. 

De acordo com as investigações, o PCC atuava no esquema fazendo lavagem de dinheiro por meio de bancos digitais, fintechs, empresas de fachada e plataformas não autorizadas pelo Banco Central. Sem o registro, a compra de armas e produtos ilegais assim como o financiamento de operações logísticas e territoriais na Zona Oeste do Rio, eram facilitados, e passava batido pela fiscalização, aumentando as ramificações do Comando Vermelho em São Paulo.

Tópicos relacionados