BandNews FM

"É hora de investir em sistemas de segurança", diz especialista após pipa causar curto em SP

Diretor da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, Edson Martinho disse que é possível uma pipa causar um estrago como o que aconteceu na subestação de Guarulhos

BandNews FM

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), Edson Martinho, concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM e falou sobre o caso da pipa que caiu na subestação de Guarulhos da Eletrobras e provocou um curto-circuito.

No último sábado, o item causou um incidente que deixou parte de São Paulo e a região metropolitana às escuras. Além de Guarulhos, as áreas mais afetadas foram as zonas Leste, Norte e Central da capital, incluindo os bairros Jardins, Paraíso, Brás, Belém, Tatuapé, Itaquera e Vila Maria.  

De acordo com o especialista, é aceitável dizer que uma pipa pode causar um estrago como o que aconteceu no fim de semana. "A pipa é um grande problema que temos, as pessoas ainda usam as linhas cortantes e papéis metálicos", explicou.

Edson também pediu uma readequação do sistema e disse que é necessário implementar uma melhoria que possa impedir novos casos de curto-circuito por interferência de pipas.

"Por anos, funcionou bem e não causava problema. Agora, começa a causar com mais frequência. Esta na hora de investir em sistemas para mudar essa condição. Nos grandes centros, se temos uma subestação desligada, temos 1 milhão de pessoas desconectadas  por um tempo. Não é aceitável essa condição, está na hora de investir em sistemas de segurança", explicou.

Quase 1 milhão de imóveis ficaram sem energia elétrica. A pipa, ainda de acordo com a Eletrobras, atingiu dois barramentos na subestação. O fornecimento foi restabelecido na noite do próprio sábado.

Tópicos relacionados