Eduardo Oinegue: Bolsonaro queria mudança na Petrobras? Não vai ter

Jornalista destaca compromisso da estatal com o seu estatuto

Rádio BandNews FM

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa a aprovação anunciada pela Petrobras nesta quarta-feira (27) de uma Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno. Segundo o jornalista, muitos veículos de imprensa noticiaram como se a política de preços da estatal tivesse sido alterada, o que não é verdade.

Oinegue sustenta sua posição baseada em uma parte do comunicado oficial enviado pela Petrobras. Segundo o jornalista, o trecho a seguir esclarece que a forma de precificação dos combustíveis não será alterada: “Os procedimentos relacionados à execução da política de preço, tais como, a periodicidade dos ajustes dos preços dos produtos, os percentuais e valores de tais ajustes, a conveniência e oportunidade em relação a decisão dos ajustes dos preços permanecem sob a competência da Diretoria Executiva", informa o comunicado.

Na visão do jornalista, a nota emitida pela maior empresa do Brasil, que foi a primeira manifestação depois do presidente Jair Bolsonaro trocar a direção da empresa, reafirma o compromisso da estatal com a atual política de preços: “Esse comunicado reforça que eles [Petrobras] decidem quando e se deve ou não aumentar o preço dos combustíveis”.

O âncora do BandNews No Meio do Dia frisa ser necessário ir atrás das informações na raiz, para que assim não se corra o risco de ser enganado por falácias de pessoas mal-intencionadas: “Se alguém vier a público dizer que mudou a política de preços da Petrobras, é mentira. Basta ler a nota oficial, o fato é esse”.