Eduardo Oinegue: para existir voto útil seria preciso existir o voto inútil

Jornalista afirma ser plausível que Lula tente articular para vencer em 1° turno

Rádio BandNews FM

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, fala sobre as movimentações do ex-presidente Lula para tentar vencer a eleição presidencial no 1º turno.

Oinegue destaca que o petista tem buscado eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), evitando um confronto direto com Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. O jornalista acredita que as articulações do ex-presidente são válidas, mas podem não ser efetivas: “Quem escolhe votar em um nanico como Ciro e Tebet, entende que eles são os melhores para comandar o Brasil. Eles somam 11% dos votos totais. Quem vota neles dois, não quer Lula nem Bolsonaro”.

Para o âncora da BandNews FM, almejar a vitória o quanto antes faz parte do jogo político: “Se Bolsonaro tivesse chance de ganhar em primeiro turno, iria fazer campanha para isso. É obvio que o Lula vai fazer tudo que for possível e razoável para conseguir essa vitória, já que ele tem mais chances de vencer em 1° turno”.

Eduardo Oinegue acrescenta que a discussão sobre o voto útil é normal em uma eleição como essa: “Claro que o Lula deve pedir [voto útil]. Ele é quem tem chance de ganhar em 1° turno. Sabe-se lá o que pode acontecer no segundo turno”. O jornalista conclui: “Serão quatro anos de uma pessoa que vai comandar o Brasil, é muita responsabilidade que depende da gente”.