BandNews FM

Eduardo Oinegue: Preocupa que o Planalto ainda insiste em interferir na Polícia

Âncora do BandNews FM No Meio Do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, avalia as tentativas de interferência de Bolsonaro na Polícia Federal

BandNews FM

O âncora do BandNews FM No Meio Do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, avalia as tentativas de interferência de Bolsonaro na Polícia Federal. A reportagem do jornal O Estado de São Paulo desta sexta-feira (3) revelou as suspeitas de interferência do governo em órgãos de Estado. Para Eduardo Oinegue, a medida rompe independência entre os poderes e ações dentro das pastas foram assuntos do comentário de abertura desta sexta-feira (3).

Segundo o jornalista, há um processo de profissionalização nos órgãos, para que não ocorram ações políticas e sim eficazes. Mas ainda se encontra um desafio normativo que precisa ser enfrentado com rapidez.

No caso da Polícia Federal, a profissionalização também ocorre. Por exemplo, é muito difícil que ocorram vazamentos de informações e investigações, casos antes recorrentes na dinâmica da pasta, aponta Oinegue. No entanto, o jornalista explica que há uma tentativa de Bolsonaro de controlar a PF, algo comum para o Poder e que era mais fácil de ser efetivado no passado. Hoje, a forma que o presidente encontra de tentar exercer alguma interferência é com as trocas de comando, mas que não consegue garantir o tão sonhado controle, pois a máquina funciona de maneira independente.

O âncora chama atenção para um pano de fundo que, segundo ele, precisa ser extinto do Brasil. O excesso de cargos comissionados no Estado, de acordo com Oinegue, permite essa manipulação de poder, já que o presidente tem o direito de nomear mais de 3.000 desses cargos. Essa situação se quer foi debatida pela reforma administrativa, pois facilita a operação para todos os Governos.

Eduardo explica que para essa alteração ser realizada são necessárias mudanças nas leis, tendo em vista que todas as mudanças e tentativas de interferência são protegidas pela Constituição.

Tópicos relacionados