BandNews FM

Eduardo Oinegue: Sem treinamento, o policial vai continuar a matar muito

Jornalista aponta dados preocupantes sobre os agentes de segurança do país

Rádio BandNews FM

Policiais brasileiros matam 9 vezes mais que os americanos
Policiais brasileiros matam 9 vezes mais que os americanos
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, destacou o despreparo dos policiais brasileiros durante o comentário inicial desta sexta-feira (27).

Oinegue falou sobre o tema ao comentar a morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, na quarta-feira (25) na cidade de Umbaúba, em Sergipe, depois que agentes da Polícia Rodoviária Federal o colocaram no porta-malas de uma viatura e jogaram gás lacrimogêneo no interior do veículo.

Eduardo Oinegue comparou o número de mortes provocadas por policiais nos Estados Unidos e no Brasil. Os policiais brasileiros matam 9 vezes mais que os americanos: “Nos Estados Unidos, o número [de mortos pela polícia local] foi de mil pessoas no último ano; já no nosso país, o número foi de um pouco mais de 6 mil no mesmo período”

Segundo o âncora, a falta de preparo e de qualidade na formação dos policiais brasileiros são as grandes falhas do sistema nacional: “Quando se tem números assombrosos como esses, não se pode atribuir a uma falha individual, temos um grande problema na máquina de formação de policiais no Brasil”.

Oinegue destacou a falta de técnica da polícia brasileira, o que acaba gerando diversos casos como o de Genivaldo: “Esse episódio não foi protagonizado por policiais bandidos, a falta de funcionamento do Estado que gerou a morte desse homem”.

O âncora do BandNews No Meio do Dia concluiu afirmando que, enquanto a preparação dos agentes nacionais não passar a ser tratada como algo de suma importância, a realidade brasileira de matar 9 vezes mais do que uma polícia que não é conhecida por ser calma, como a americana, não vai mudar: “O caso Genivaldo não pode passar em branco, temos que olhar para ele com atenção, porque o problema que estamos é muito grande”.

Tópicos relacionados