BandNews FM

Eleições 2022: Prazo para candidaturas termina nesta segunda-feira (15)

Nesta terça, inicia período para propaganda eleitoral

Rádio BandNews FM

O período de propaganda é permitido até a véspera do primeiro turno das eleições.
O período de propaganda é permitido até a véspera do primeiro turno das eleições.
Foto: Agência Brasil

Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para registro das candidaturas a presidente e a vice-presidente da República, além de governadores e vice-governadores, senadores e suplentes, deputados federais, estaduais ou distritais.

Já na terça, inicia a propaganda eleitoral dos candidatos. Assim, ficam liberadas as divulgações na internet e por alto-falantes, e também carreatas e passeatas.

O período de propaganda é permitido até a véspera do primeiro turno das eleições, dia 1º de outubro.

O mês de agosto também é marcado pelo início do horário eleitoral no rádio e televisão, que começa no dia 26 e vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno. De acordo com a legislação eleitoral, a realização de atos de propaganda partidária ou eleitoral não depende de licença da polícia.

Mas, o candidato, o partido político ou a federação deverá fazer a devida comunicação à autoridade policial com, no mínimo, 24 horas de antecedência.

Entre as regras, não poderá ser feita divulgação ou compartilhamento de notícias falsas. Nem que o candidato ofereça, prometa ou solicite dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza.

Além disso, que não perturbe o sossego publico ou incite atentado contra pessoa ou bens. A legislação também proíbe propaganda eleitoral por meio de telemarketing e por outdoor, inclusive eletrônicos.

É também proibida a realização de showmício e também de apresentação de artistas com a finalidade de animar comício ou reunião eleitoral.

Em relação aos atos de governo, a publicidade de programas, obras e serviços deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social. Caso contrário, poderá configurar abuso de autoridade a publicidade, sujeito ao cancelamento do registro de candidatura ou diploma.

Tópicos relacionados