A Rússia anunciou o lançamento de uma sonda com o destino à Lua, na primeira ação astronáutica desde o fim da corrida espacial entre os Estados Unidos, há quase 50 anos.
Segundo informações do correspondente Felipe Kieling, a sonda de 800 kg foi lançada nesta sexta-feira (11) e deverá pousar entre os dias 21 e 23 de agosto no polo sul da Lua - região ainda não desbravada. Além da Rússia, a Índia também possui planos para pousar no polo sul da lua.
Ao todo, apenas três países já conseguiram pousar com sucesso no satélite natural da Terra: a União Soviética, os Estados Unidos e a China.
A missão tem o objetivo de estudar o solo lunar e buscar evidências de gelo na região, algo que ainda não foi feito com sucesso.
Desde que os Estados Unidos venceram a corrida espacial contra a União Soviética, não se sabia muito sobre a exploração espacial da Rússia.
Porém, ainda que a guerra com a Ucrânia e os embargos econômicos impostos ao Kremlim tenha prejudicado a tecnologia, a Rússia mostra que não deve ser subestimada no cenário da exploração espacial.
Moscow tem tido fracassos nos últimos anos, mas busca com essa missão recuperar seu espaço no mercado.