A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, participou nesta quarta-feira (3) de um evento em Salvador para anunciar a revitalização do Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica (Japer).
O encontro aconteceu na Casa do Carnaval, localizada no centro histórico da capital baiana. Essa é a primeira visita de um oficial do alto escalão dos EUA à Salvador desde que o plano Japer foi assinado em 2008.
A embaixadora estava acompanhada da representante especial do governo americano para Justiça e Igualdade Racial, Desirée Smith. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também esteve presente no evento.
Em seguida, Thomas-Greenfield se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues. A visita teve como objetivo estreitar relações entre a Bahia e os Estados Unidos, além de discutir temas como combate ao racismo, desenvolvimento econômico, educação e direitos humanos.
Antes de vir a Salvador, a embaixadora ainda esteve em Brasília onde se encontrou com representantes do governo brasileiro e discutiu temas como promoção da democracia, mudanças climáticas e segurança alimentar.
Linda Thomas-Greenfield defendeu que as negociações de paz na Ucrânia precisam ouvir os ucranianos. A declaração foi uma resposta à fala de Lula equiparando russos e ucranianos no conflito.