BandNews FM

Empresa aérea Itapemirim pode receber multa de até R$ 11 milhões

Procon-SP notificou companhia após suspensão de voos

BandNewsFM

Empresa pode ser obrigada a reparar danos materiais e morais aos consumidores
Empresa pode ser obrigada a reparar danos materiais e morais aos consumidores
Foto: Divulgação/Itapemirim

A Itapemirim Transportes Aéreos pode ser multada em até R$ 11 milhões, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

A informação é do Procon de São Paulo, que notificou a empresa nesta segunda-feira (20), três dias após o anúncio da suspensão das operações da companhia ligada ao Grupo Itapemirim.

Segundo o órgão, a Ita Transportes Aéreos também pode ser obrigada a reparar o dano material e moral por meio de uma ação civil pública que deve ser proposta contra a empresa ou contra os sócios.

O Procon exige ainda explicações da empresa sobre a interrupção de seus serviços.

Em nota, o órgão de defesa do consumidor afirma que os consumidores prejudicados devem ter como primeira opção a realocação em voo de outra companhia aérea, mas aqueles que não forem reacomodados devem receber o reembolso imediato dos valores.

Além disso, o Procon orienta os passageiros a guardar todos os documentos sobre o caso, como bilhete aéreo, comprovante de pagamento e eventual comunicação com a empresa, bem como recibos que demonstrem os prejuízos que tiveram em decorrência do problema, como gastos com transporte, alimentação, comunicação, hospedagem, entre outros.

A BandNews FM também procurou o Procon Estadual do Rio, que informou que a Ita Transportes Aéreos ainda será notificada.

A Agência Nacional de Aviação Civil também intimou a Itapemirim a cumprir medidas de assistência e a dar informações atualizadas sobre as ações previstas para a reacomodação dos passageiros.

Em nota, a Itapemirim disse que a prioridade para reacomodação tem sido para passageiros que estão fora da cidade onde moram. Aqueles que iriam embarcar devem receber reembolso total, segundo a empresa.

A companhia orientou os passageiros a entrarem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou pelo chat no site da empresa.

Da última sexta-feira (17) até o dia 31 de dezembro, 513 voos estavam programados.

Tópicos relacionados