Equipes brasileiras conquistaram nove prêmios, entre eles o de melhor projeto da competição, no Campeonato Mundial de Robótica, disputado neste sábado (20), no Texas, nos Estados Unidos.
A competição ocorre anualmente e reuniu mais de 15 mil estudantes de 6 a 19 anos. Neste ano, o Brasil contou com a maior delegação desde que o primeiro time disputou o torneio, em 2000. Foram 144 alunos de escolas públicas e privadas de 10 estados, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria.
O time “Los Atômicos”, de Araras, no interior de São Paulo, foi o grande campeão do evento. O projeto apresentado foi um tabuleiro de xadrez controlado por comandos de voz, com foco na inclusão e acessibilidade infantil.
Outra delegação brasileira que competia na mesma modalidade, a Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo, ficou em segundo lugar, conquistando também o prêmio de técnico/mentor.
“Estamos levando para casa o troféu de um projeto de inovação feito por jovens que o Brasil precisa conhecer”, destacou Wisley Pereira, superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI), que acompanhou as equipes.
Em nota enviada para BandNews FM, o SESI de Araras informou que as aulas de robótica estão incluídas na grade curricular do 1º ao 9º ano. Em alguns períodos de férias, a escola também abre as portas para a comunidade participar de cursos gratuitos de automação.
*Sob supervisão de Sandro Badaró