BandNews FM

Escola na Zona Norte de SP é finalista do prêmio "Melhor Escola do Mundo"

Com aulas de xadrez e atividades de atletismo, Escola Estadual Deputado Pedro Costa concorre ao World’s Best School na categoria "colaboração da comunidade"

Da redação

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, é a única escola pública brasileira a concorrer ao prêmio Melhor Escola do Mundo, na categoria "colaboração da comunidade".   

A escola criou um clube de xadrez e passou a oferecer aulas de atletismo para alunos do Ensino Fundamental  – e foi este projeto que conta com a participação de estudantes, familiares, professores e membros da comunidade que levou a unidade escolar à final da disputa. 

Concorrem ao World’s Best School 50 colégios ao redor do mundo. A professora e diretora da escola, Janaína Freire, afirmou que recebeu com surpresa a indicação.  

"Estamos meio anestesiados. Ontem divulgaram e foi uma festa na escola, a comunidade está em festa. Nós nos inscrevemos e não imaginávamos que chegaríamos tão longe. Hoje somos uma das 10 escolas finalistas", disse em entrevista à BandNews FM nesta sexta-feira (14).  

Segundo o professor Luiz Fernando Junqueira, as atividades de atletismo tem oferecido aos estudantes a oportunidade de praticar um esporte individual e superar as próprias marcas durante as atividades.  

"O atletismo oferece autonomia aos alunos por ser um esporte individual e também dá a oportunidade de superação de situações adversas. Por exemplo, no salto em altura, eles querem sempre superar as marcas e isso também eleva a auto estima deles. A satisfação do aluno é muito grande", disse Junqueira.  

O professor Leonardo Alcântara destacou a capacidade de concentração que as oficinas de xadrez oferecem aos alunos.

"Falar do xadrez na escola é sempre divertido. É uma atividade que envolve várias habilidades. O xadrez traz a questão da sociabilização, de trabalhar a concentração da criança. Quanto mais trabalhávamos essa ferramenta, mais os alunos interagiam e isso trouxe resultados para a própria escola", disse o professor Leonardo Alcântara, que coordena o clube de xadrez.  

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa tem 300 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental matriculados.

Para sair vencedora da disputa, a escola precisa receber votos até o dia 28 de junho. Para votar na Escola Estadual Deputado Pedro Costa, acesse o site do prêmio.

Tópicos relacionados