BandNews FM

Estádios e ginásios do Rio de Janeiro já podem receber 100% do público

Uso de máscaras na cidade também não será mais obrigatório

BandNews FM

Flexibilização foi possível graças a um decreto publicado no dia 19 de outubro pelo Governo do Estado
Flexibilização foi possível graças a um decreto publicado no dia 19 de outubro pelo Governo do Estado
Reprodução/Twitter

Decisão publicada no Diário Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (27) libera estádios e ginásios da cidade a receberem 100% do público. A medida também permite o funcionamento de boates, casas de show e pista de dança, com 50% da capacidade. Para frequentar estes espaços as pessoas devem estar com o esquema vacinal completo contra a Covid-19.

A flexibilização foi possível graças a um decreto publicado no dia 19 de outubro pelo Governo do Estado.

Apenas o fim da obrigatoriedade da máscara teve que ser sancionado pelo Governo, já que o uso do equipamento era previsto em lei. A regulamentação que determinava o uso do item enquanto durasse o estado de calamidade pública provocado pela pandemia foi derrubada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Claudio Castro.

Com a medida, o uso de máscaras em ambientes abertos e sem aglomeração na cidade do Rio não é mais obrigatório a partir desta quinta-feira (28). 

Mesmo com a maior parte da população total do Rio imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19, outras medidas de flexibilização na cidade podem atrasar, já que 230 mil pessoas não voltaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal.

Com 75% da população totalmente vacinada, as máscaras só seriam obrigatórias na cidade do Rio em hospitais e nos transportes públicos. Todos os estabelecimentos poderiam voltar a funcionar com 100% da capacidade. Hoje a taxa de imunização está em cerca de 65%.

Tópicos relacionados