BandNews FM

Estados Unidos pousam primeira nave de uma empresa privada na Lua

Pouso acontece após mais de 50 anos da missão Apollo 17

*Adrielly Souza

Estados Unidos pousam primeira nave de uma empresa privada na Lua
Reprodução

Na noite desta quinta-feira (22), o módulo lunar robótico da Intuitive Machines tornou-se o primeiro veículo de uma empresa privada a realizar um pouso bem-sucedido na Lua, marcando o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural da Terra após mais de 50 anos. Desde então, apenas agências espaciais da Rússia, China, Japão e EUA haviam tido sucesso.

A última alunissagem (como é chamada a chegada de uma espaçonave na superfície da Lua) dos EUA aconteceu em 1972, com a missão Apollo 17. Naquela ocasião, a nave foi tripulada.

A sonda Odissey foi lançada em 15 de fevereiro deste ano no foguete Falcon 9 da SpaceX, em uma missão liderada pela empresa Machines, com o respaldo da NASA.

A agência espacial americana confirmou o pouso, mas ainda não indicou como ocorreu, já que as condições de visualização não estavam totalmente claras devido a problemas na comunicação de rádio. Momentos antes do pouso lunar, os engenheiros tiveram que resolver um problema de navegação para determinar a altitude e a velocidade da espaçonave.

Há grande expectativa nesse pouso por causa da água detectada no interior das crateras que a luz solar não alcança, e, assim como a China, os Estados Unidos têm planos para iniciar os voos tripulados na lua até o fim da década.

Antes desse retorno de humanos para lua, a NASA optou por colaborar com empresas privadas para o envio de equipamentos ao satélite natural. O Odysseus transportou seis instrumentos da agência, a um custo de US$ 118 milhões.

Esta missão lunar da Intuitive Machines representa a primeira tentativa da empresa nesse campo.

  • *Sob supervisão de Sandro Badaró