BandNews FM

Estudo aponta subnotificação de 18% nas mortes por Covid-19 no Brasil

Pesquisa foi realizada com base nas análises de atestados de óbito de causas relacionadas ao coronavírus desde o início da pandemia

Rádio BandNews FM

Foram analisadas 1365 mortes ocorridas entre fevereiro e junho de 2020.
Foram analisadas 1365 mortes ocorridas entre fevereiro e junho de 2020.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um estudo coordenado pelo Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação em Saúde, ligado à Faculdade de Medicina da UFMG, estima uma subnotificação de pelo menos 18% no número de mortes pela Covid-19 no Brasil.

O levantamento foi realizado com base nas análises de atestados de óbito de causas relacionadas ao coronavírus desde o início da pandemia.

No total, foram analisadas 1365 mortes ocorridas entre fevereiro e junho de 2020, nas cidades de Belo Horizonte, Salvador e Natal. Todos estes óbitos foram assinalados nos registros oficiais como tendo sido causados por síndrome respiratória aguda grave, pneumonia não especificada, infecção generalizasa, insuficiência respiratória e causas mal definidas.

Após cruzamento das bases de dados sobre mortalidade, a equipe de pesquisa coletou dados de prontuários médicos, exames e outras informações sobre cada caso e analisou se a causa básica deveria ser assinalada como Covid-19.

Os pesquisadores avaliaram que os dados apontam que a pandemia trouxe reflexos ainda mais graves do que os registrados oficialmente. Os especialistas ainda alertaram para a importância dos registros adequados para a formulação de políticas de saúde pública.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista internacional PLOS Global Public Health no dia 5 de maio.

Tópicos relacionados