BandNews FM

Estudo em Serrana (SP) aponta que pandemia pode ser controlada com 75% de vacinados

Cidade foi escolhida para vacinação em massa com CoronaVac após alto índice de contágio

Rádio BandNews FM

Cidade foi dividida em quatro grupos, imunizados cada um com uma semana de diferença
Cidade foi dividida em quatro grupos, imunizados cada um com uma semana de diferença
Foto: Prefeitura Municipal de Serrana

O estudo feito pelo Butantan em Serrana, no interior de São Paulo, aponta que a pandemia do coronavírus pode ser controlada com 75% da população vacinada.  

A cidade, com cerca de 45 mil habitantes, foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio e foi dividida em quatro grupos, imunizados cada um com uma semana de diferença.

De acordo com o estudo, o controle da pandemia se deu depois que três dos quatro grupos receberam a segunda dose da CoronaVac – ou seja, 75% dos vacinados.

Ainda segundo o Butantan, após o fim da vacinação, o número de mortes caiu 95%; o de internações teve redução de 86%; e o de casos sintomáticos, de 80%.

Os dados serão detalhados em entrevista coletiva nesta segunda-feira (31), às 12h45, no Instituto Butantan. A comunidade científica espera a divulgação dos dados completos, como, por exemplo, a estratificação por idades da eficácia do imunizante.

A queda nos números em Serrana se contrapõe com os índices crescentes na região metropolitana de Ribeirão Preto, que determinou medidas severas de restrição após mais de um mês como as UTIs com mais de 90% de ocupação.

DADOS DA VACINAÇÃO

Até agora, pouco mais de 22 milhões de pessoas tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 no Brasil.  O número representa 10,4% da população.  

Incluindo aqueles que receberam a segunda aplicação, são cerca de 45 milhões de brasileiros que tomaram pelo menos uma dose do imunizante.  Ou seja, 21,3% da população.  

Nas últimas 24 horas, foram pouco mais de 122 mil doses aplicadas – bem longe da meta do Ministério da Saúde de vacinar UM milhão de pessoas por dia.

Tópicos relacionados