Estudo indica que vacina da Pfizer contra Covid funciona em menores de 5 anos

Farmacêutica indica eficácia de 80% na prevenção da doença; esquema exige três doses

Rádio BandNews FM

Brasil ainda não aplica vacina contra Covid-19 em menores de 5 anos.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Brasil ainda não aplica vacina contra Covid-19 em menores de 5 anos.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Pfizer anunciou nesta segunda-feira (23) que três doses da vacina contra a Covid-19 produzem uma forte resposta imune em crianças com menos de 5 anos. O estudo foi realizado com quase dois mil voluntários, de 6 meses a 4 anos, e aponta eficácia de 80% na prevenção da doença. Segundo a farmacêutica, novos dados serão divulgados no mês que vem.

Para que seja utilizada nos Estados Unidos, onde os testes foram feitos, a vacina ainda precisa ser autorizada pelo FDA, a agência de saúde americana. Não há prazo para a submissão do pedido de autorização de uso do imunizante.

Atualmente, o país não aplica a vacina em menores de 5 anos, o mesmo ocorre no Brasil e na Europa. Na Ásia, a China, por exemplo, aplica a CoronaVac infantil em crianças a partir de três anos de idade.

De acordo com médicos e cientistas, o número apresentado pela Pfizer é impressionante e bom.

A farmacêutica já havia feito outros estudos para a liberação da vacina em crianças dessa idade, porém a farmacêutica optou por não pedir a liberação junto aos órgãos de saúde pois a porcentagem de eficácia na época era baixa. Na época, o esquema vacinal prévia a aplicação de duas doses da vacina.