Estudo mostra queda de mortes por Covid-19 de idosos desde o início vacinação

Foto: Prefeitura de Campos dos Goytacazes Prefeitura de Campos dos Goytacazes
Foto: Prefeitura de Campos dos Goytacazes
Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A proporção de mortes por Covid-19 em pessoas com 80 anos de idade ou mais caiu de 28% para 13% desde o início da vacinação no Brasil. É o que mostra um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a pesquisa, as mortes de idosos se mantiveram no patamar de 25% a 30% de todos os óbitos por coronavírus ao longo de 2020, marcando 28% em janeiro, quando começaram a ser aplicadas doses da vacina neste público.

O percentual de 13% foi identificado no final de abril de 2021 e é o menor para o grupo etário desde o início da pandemia. Conforme o estudo, a redução corresponde à prevenção de mais de 13.800 vidas de brasileiros de 80 anos ou mais em um intervalo de oito semanas.

Para comparar a diminuição dos números os pesquisadores usaram dados do Ministério da Saúde no período que vai do dia 3 de janeiro até 22 de abril. No início do ano, a taxa de mortalidade por Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais era 13,7 maior do que nas pessoas de até 79 anos de idade.

Segundo a UFPEL, caso os óbitos nessa faixa etária tivessem permanecido no ritmo anterior à vacinação, hoje seriam estimadas 47.992 vítimas com essa idade; o número atual, apesar de continuar alto, é menor do que as projeções: 34.168 vidas perdidas.