EUA cobram respeito aos Direitos Humanos no Afeganistão e Talibã cobra apoio ao novo governo

Autoridades do grupo extremista e do governo americano tiveram encontros a portas fechadas no Catar

BandNews FM

Diplomatas americanos e oficiais do Talibã se reuniram pela primeira vez após o fim da ocupação no país asiático. Foto: Reprodução/Jornal da Band
Diplomatas americanos e oficiais do Talibã se reuniram pela primeira vez após o fim da ocupação no país asiático.
Foto: Reprodução/Jornal da Band

Diplomatas americanos e membros do Talibã se reuniram pela primeira vez desde que os Estados Unidos se retiraram do Afeganistão em agosto passado. Os encontros privados aconteceram ao longo do sábado (9) e do domingo (10) em Doha, no Catar.  

Os americanos pediram que o grupo extremista respeite os Direitos Humanos, principalmente, das mulheres afegãs. Os diplomatas ocidentais teriam pedido maior participação das meninas na sociedade afegã. Neste domingo, mulheres saíram às ruas de Cabul contra as proibições impostas pelo grupo Talibã.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que o encontro foi “franco e profissional”. Também foi discutido o envio de ajuda humanitária ao país asiático. Os americanos devem doar vacinas contra a Covid-19 aos afegãos. A quantidade de imunizantes não foi detalhada.

Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores do Afeganistão disse que alertou os americanos para que não tentem desestabilizar o novo governo do Talibã e que o grupo está pronto para encontrar soluções para os problemas locais.

Amir Khan Muttaqi afirmou em entrevista à Al Jazeera que os afegãos estão prontos para abrirem uma nova página na relação com os americanos. O Afeganistão também solicita que os americanos desbloqueiem reservas do Banco Central do Afeganistão.