BandNews FM

Evasão escolar entre crianças em fase de alfabetização aumenta quase 198%

Unicef aponta que estudantes brasileiros seguem sendo afetados pela pandemia

Rádio BandNews FM

Somente no Paraná, a evasão escolar cresceu de 2% até 4,4%
Somente no Paraná, a evasão escolar cresceu de 2% até 4,4%
Foto: Agência Brasil

A evasão escolar entre crianças em fase de alfabetização, dos 5 aos 9 anos, aumentou quase 198% no ano passado em todo o país. O percentual foi de 1,41%, em 2020, para 5,51%, em 2021. Esse é o maior número em 14 anos. Os dados são da Fundação Getúlio Vargas e mostram que a pandemia trouxe vários reflexos para a educação. 

Somente no Paraná, a evasão escolar cresceu de 2% até 4,4%. Segundo a coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná, em Londrina, Andreliane Godoy, é preciso realizar uma busca ativa de alunos para que esse índice reduza nos próximos meses.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que mais de 635 milhões de estudantes continuam sendo afetados pela pandemia. No Brasil, em diversos estados, a agência da ONU informa que 3 entre 4 crianças da segunda série do ensino fundamental estão atrasadas com a leitura.

Além disso, 10% dos estudantes com idade entre 10 e 15 anos afirmaram que não planejam retornar à escola quando as salas de aula reabrirem.

Tópicos relacionados