A Prefeitura de São Paulo detectou novos problemas na estrutura do Expresso Tiradentes, o antigo Fura Fila, e cinco linhas de ônibus começaram a ser desviadas nesta quarta-feira (15). Os coletivos agora trafegam pela Avenida do Estado e realizam o desembarque fora das plataformas da Estação Pedro II, no Centro.
Os passageiros que utilizam a parte interna desta parada devem embarcar e desembarcar nos pontos provisórios instalados junto à passarela da estação, entre a parada Pedro II e Ana Neri, tanto no sentido bairro quanto no sentido Centro.
De acordo com a SPTrans, o desvio está sendo realizado como medida preventiva após os técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras identificarem também movimentação na mureta de separação das pistas.
Agora, a equipe técnica da Secretaria trabalha na análise detalhada dos dados obtidos durante a vistoria. Essa análise irá indicar quais medidas devem ser tomadas para a correção das alterações encontradas na via.
Desde o dia 28 de janeiro, quando surgiram afundamentos na pista, no trecho que não é elevado do corredor exclusivo dos ônibus, existem desvios nas proximidades da estação Pedro II. Desde então, as linhas que pertencem ao sistema foram desviadas por causa de um problema nas pistas no trecho entre o Terminal Mercado e a Estação Ana Neri, junto ao Rio Tamanduateí.
O Expresso Tiradentes é um corredor exclusivo de ônibus, elevado na maior parte do trajeto, que liga a Zona Leste ao Centro. O sistema acumula um histórico de falhas desde a inauguração em 2007.
A Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial em julho do ano passado a abertura de uma licitação para recuperar o corredor do Expresso Tiradentes. A SPTrans, que gerencia o sistema de ônibus, havia informado no período que o piso estava afundando no trecho entre a Estação Pedro II e o Complexo Viário Evaristo Comolatti.