BandNews FM

F1: Lewis Hamilton põe fim à seca e vence GP da Grã-Bretanha

Inglês foi ao topo do pódio pela nona vez em Silverstone acompanhado de Verstappen e Norris

Por Yuri Queiroga

F1: Lewis Hamilton põe fim à seca e vence GP da Grã-Bretanha
Peter Cziborra/Reuters

Lewis Hamilton voltou a vencer na Fórmula 1. Neste domingo (7), o heptacampeão mundial faturou o Grande Prêmio da Grã-Bretanha em Silverstone, se tornando o maior vencedor do circuito, com nove triunfos. O pódio foi completado pelo líder do campeonato, Max Verstappen, e por Lando Norris.

A dupla da Mercedes largou na primeira fila, com George Russell à frente, e a ordem se manteve até a volta 18, quando Hamilton ultrapassou o companheiro para assumir a liderança. Sob chuva e com a pista escorregadia, os dois escaparam na primeira curva e, pouco tempo depois, Norris pulou para a ponta, enquanto Verstappen antecipou a troca de pneus e pulou da quinta para a terceira posição. O pole position Russell teve problemas hidráulicos no carro e abandonou na 35ª volta.

A menos de 15 voltas do fim a chuva parou e, entre os líderes, Hamilton e Verstappen foram os primeiros que optaram pelos pneus para pista seca. Norris foi para os boxes um pouco depois, mas um erro no pit stop o fez perder a primeira posição para Lewis Hamilton, que sustentou a ponta até a bandeirada. Norris ainda foi ultrapassado por Verstappen a pouco mais de 4 voltas da chegada. 

Atrás de ambos, Oscar Piastri, sacrificado pela estratégia da McLaren, completou em quarto, seguido por Carlos Sainz e Nico Hulkenberg, que repetiu o melhor resultado da Haas na temporada com o sexto lugar. Com erros na estratégia, Charles Leclerc foi apenas o 14º e Sergio Pérez o 17º.

Verstappen ampliou a vantagem na liderança do campeonato, somando 255 pontos contra 171 de Norris e 150 de Leclerc. Com a vitória, Hamilton chegou aos 110 pontos e é o oitavo colocado, um ponto atrás de George Russell e oito atrás de Pérez.

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Hungria, em Budapeste, no dia 21 de julho.

Tópicos relacionados