BandNews FM

Facebook retira do ar transmissão de Bolsonaro que associa vacinas com Aids

É a primeira vez que a rede social restringe uma publicação do presidente

BandNews FM

Facebook retira do ar transmissão de Bolsonaro acusada disseminar de fake news.
Facebook retira do ar transmissão de Bolsonaro acusada disseminar de fake news.
Foto: Reprodução/Facebook

O Facebook retirou do ar neste domingo (24) a transmissão ao vivo feita pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira (21) em que ele associa a vacina contra a Covid-19 com casos de Aids. É a primeira vez que a rede comandada por Mark Zuckerberg decide restringir conteúdo do presidente.

Especialistas desmentiram a declaração de Bolsonaro e a chamaram de fake news. Segundo os pesquisadores, não há qualquer relação entre o imunizante e a doença. Pela teoria falsa, as vacinas produzidas com adenovírus facilitariam a infecção pelo HIV.

O vídeo também foi retirado do Instagram, que é comandado pelo Facebook, mas ainda está disponível no Youtube, representado pelo Google.

Um porta-voz da rede social disse à Folha de S.Paulo que a transmissão descumpriu as políticas da companhia. Não são permitidas alegações de que as vacinas de Covid-19 provocam mortes ou doenças graves.

O presidente tem criticado as redes sociais por conta da retirada de conteúdos falsos sobre medicamentos ineficazes contra a Covid-19. O YouTube, o Twitter e o Facebook já retiraram do ar postagem em que Bolsonaro defendia a hidroxicloroquina.

Pelas redes sociais, Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre a retirada da live do Facebook. Mas um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro, postou notícias que “comprovariam” as alegações do pai e criticou a imprensa.

Tópicos relacionados