BandNews FM

Falta de insumos faz farmácias suspenderem testes de Covid

Aumento na demanda durante o início de ano dificulta o fornecimento para grandes redes farmacêuticas pelo país

Rádio BandNews FM

Uma das maiores redes de farmácias do país suspendeu o agendamento de testes.
Uma das maiores redes de farmácias do país suspendeu o agendamento de testes.
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A eventual autorização para o uso do autoteste de Covid-19 no Brasil pode ser comprometida pela falta de insumos para produção da ferramenta. Com a possibilidade de as pessoas comprarem o teste sem depender de um profissional de saúde para aplicação, a demanda deve subir ainda mais.

Segundo fornecedores, o mercado já está com dificuldade para dar conta do aumento repentino na procura. O representante de Diagnostico In Vitro da Siemens Brasil, Jaime Atalaia, afirma que toda a cadeia de suprimentos de insumos tem sido pressionada após o surgimento da variante Ômicron.

O executivo aponta que a característica da cepa, que causa um grande número de casos assintomáticos, faz com que a procura por testes seja ainda maior. O representante da empresa aponta ainda que no Brasil há um problema adicional: a falta de previsibilidade de políticas públicas, que atrapalha na avaliação da demanda para o futuro.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que há dificuldade no país. Segundo ele, o pedido da Anvisa para que o Ministério elabore uma política pública de autoteste, como ocorre na Europa e nos EUA, pode esbarrar no impasse para aquisição e fornecimento dos testes. O líder da pasta destacou que cada um dos itens custa, em média, U$$ 3 ao governo.

Momento de crise

Em 2020, quando houve o primeiro aumento súbito na procura por testes, a comunidade científica alertou sobre a necessidade de um plano para momentos de crise. Uma das sugestões foi o investimento em produção nacional dos insumos.

O professor do Instituto de Biologia da Unicamp, André Vieira, destaca que o único produto nacional utilizado no processo, que isola o ácido nucleico do vírus, está disponível.  

Nesta terça (11), uma das maiores redes de farmácias do país, a Droga Raia, suspendeu o agendamento de testes de Covid-19 por conta da escassez no fornecimento.

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) afirmou que "os testes de Covid-19 têm se esgotado rapidamente devido à alta demanda da população".

Acompanhe a reportagem de Narley Resende: 

Tópicos relacionados