Todas as cinco regiões do país tiveram que suspender por completo ou parcialmente a campanha de vacinação contra o coronavírus por falta de doses. Na quarta (28), o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 100 mil unidades da CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan. Mesmo assim, o atraso na entrega dos lotes deve acarretar em possíveis problemas na hora de tomar a primeira ou a segunda dose da vacina.
O governo também prometeu entregar hoje mais 5 milhões de unidades da vacina de Oxford ao Plano Nacional de Imunizações. Enquanto os lotes não chegam, as cidades reorganizam os calendários e paralisam temporariamente a campanha. Confira qual é a situação em todas as regiões do Brasil:
NORTE
No Amazonas, a prefeitura de Manaus segue com a aplicação somente da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A imunização da primeira dose está paralisada. De acordo com a prefeitura, a suspensão é temporária e segue recomendação do Ministério da Saúde. No interior, a aplicação das doses segue o plano nacional com o ciclo completo.
No Acre, a vacinação também acontece com as duas doses. Assim como nos estados Amapá, Tocantins e Pará. Em Rondônia, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac está suspensa na capital Porto Velho, por falta de imunizantes. Já a vacinação em primeira dose para os idosos de 60 anos segue normalmente.
Em Roraima, a prefeitura de Boa Vista aguarda a remessa de novas doses para iniciar a imunização de pessoas com comorbidades. No momento, são vacinados com a SEGUNDA dose da Coronavac os idosos de 60 a 64 anos.
SUDESTE
Pelo menos dez cidades do Rio de Janeiro estão com a aplicação da segunda dose da CoronaVac suspensas por causa da falta de imunizante. Segundo as Prefeituras, a vacinação com a AstraZeneca continua sendo realizada, enquanto novas doses da Coronavac são aguardadas, vindas do Ministério da Saúde.
No estado de São Paulo, há falta de vacinas para primeira ou segunda dose dos imunizantes em algumas cidades. Já ocorreu a paralisação da campanha em alguns locais, como em Cotia, Peruíbe e Atibaia.
Em Minas Gerais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Betim poderá ter que interromper a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19, caso uma nova remessa de imunizante não chegue até o fim de semana. Em Minas, a primeira dose é distribuída para pessoas de 60 a 64 anos. Já a segunda à população de 65 a 69 anos e das Forças de Segurança e Salvamento.
No Espírito Santo há falta da vacina Coronavac em 37 dos 78 municípios capixabas. Todos esses imunizantes em falta são para aplicação da segunda dose. Nesta quinta está prevista a chegada de um lote de 2.200 vacinas do Instituto Butantan, mas que ainda não será suficiente para atender a demanda.
SUL
Curitiba deve retomar a partir de sexta-feira (30) a aplicação de primeiras doses de vacina contra a covid-19. Com imunizantes em falta, a capital paranaense suspendeu a campanha nesta quinta-feira (29) e fechou os 19 pontos de vacinação. Todo o trabalho relacionado à imunização ficou concentrado no Pavilhão do Parque Barigui, onde estão sendo realizadas aplicações da segunda dose e a fase de repescagem para idosos com 63 anos completos que ainda não se vacinaram.
A falta de doses se repete em outras regiões do Paraná. O estado recebeu na manhã desta quinta (29) pouco mais de 300 mil doses de vacinas contra a covid-19 repassadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os imunizantes devem ser distribuídos para todos os 399 municípios até amanhã. No estado, a campanha de imunização contra o coronavírus avança entre os idosos na faixa etária entre 60 e 64 anos.
CENTRO-OESTE
O Centro-Oeste planeja retomar a vacinação contra a Covid-19, com a chegada de novas doses enviada pelo Ministério da Saúde. Goiás recebeu na manhã desta quinta (29), 161.200 doses, 3200 da Coronavac e 158 mil da Oxford/AstraZeneca.
Com a vacinação suspensa, Goiânia deve retomar a imunização amanhã, sexta-feira. Em Mato Grosso, duas cidades suspenderam a aplicação da segunda dose por falta de vacinas - Barra do Garças e Rondonópolis.
O estado recebeu nesta quinta-feira (29), 76.850 doses para a imunização dos grupos prioritários. Em Mato Grosso do Sul, a capital Campo Grande realiza uma ação de "repescagem" para a vacinação.
No Distrito Federal a vacinação segue normalmente, com aplicação das duas doses. Estão sendo imunizados, as pessoas com mais de 62 anos.
NORDESTE
Três cidades tiveram a vacinação contra a Covid-19 suspensa na Bahia. Em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, a imunização foi interrompida para todos os públicos. A aplicação da primeira dose foi suspensa também em Camaçari e em Feira de Santana, no centro-norte, para os idosos. A capital, Salvador, pode ficar sem vacinas para a aplicação da segunda dose a partir desta sexta (30).
Nesta quinta (29), chegaram mais de 335 mil imunizantes na Bahia. Faltou Coronavac também em Sergipe, Maranhão, Ceará e Alagoas.