A Família Schurmann começou no último domingo (29) a expedição mundial Voz dos Oceanos com a partida do veleiro Kat, de Itajaí, em Santa Catarina, no Sul do País.
O projeto conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e busca conscientizar a população mundial sobre o lixo nos oceanos, especialmente os plásticos.
Salvador e Abrolhos, no Sul da Bahia, estão entre os sessenta destinos da Família
Após realizar três voltas ao mundo nos últimos trinta e sete anos, a família pôde constatar, a olho nu, que os oceanos estão cada vez mais poluídos.
Um dos tripulantes do veleiro, David Schurmann, conta que a família decidiu por essa pauta após uma dessas viagens.
Essa preocupação já chegou à ONU, a Organização das Nações Unidas, que definiu a década atual como o período da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.
Além de Salvador e Abrolhos, a família ainda irá passar por outros nove destinos no Brasil, entre setembro e novembro deste ano.
A Família Schurmann ficou famosa em 1984, quando Vilfredo e Heloisa embarcaram em uma volta ao mundo com os três filhos, Wilhelm, David e Pierre.
Eles passaram dez anos no mar e, ao voltar, se tornaram a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.