BandNews FM

Fase emergencial começa hoje em SP; veja o que muda

Da Redação

Fase emergencial começa hoje em SP; veja o que muda Reprodução TV
Fase emergencial começa hoje em SP; veja o que muda
Reprodução TV

O estado de São Paulo entra a partir de hoje na fase emergencial da quarentena, ainda mais restritiva do que a fase vermelha, por causa do agravamento da pandemia do coronavírus. O transporte coletivo funciona normalmente, mas a recomendação é de que haja um escalonamento no horário de entrada dos trabalhadores.

Isso para evitar aglomerações nos trens e ônibus no horário de pico. Os horários indicados são: das 5h às 7h para profissionais da indústria, entre 7h e 9h para os de serviços e das 9h às 11h para os do comércio.

Todos os escritórios deverão obrigatoriamente entrar no esquema home office, ou seja, as atividades administrativas deverão ser realizadas de casa. Lojas de material de construção não podem atender ao público; somente entrega para quem está dentro do carro ou o chamado delivery, na casa do cliente.

Foto: GovernoSP/Divulgação

Cultos religiosos estarão proibidos; as igrejas estarão abertas apenas para orações individuais durante o período da fase emergencial. O acesso à praias e parques está proibido pelo menos até o próximo dia 30.

O comércio, os bares e os restaurantes não podem mais permitir a retirada de mercadorias; somente funcionarão por delivery e drive-thru. Padarias continuam abertas, mas não podem atender com consumo interno.

Supermercados vão seguir funcionando normalmente, apesar do toque de recolher nas cidades paulistas que foi estendido para entre 20h e 5h. Os hotéis e pousadas poderão continuar funcionando no estado de São Paulo.

No entanto, a alimentação será permitida somente dentro dos quartos. Por 15 dias, o funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis estará proibido. Na fase emergencial, campeonatos esportivos profissionais e amadores também estão suspensos em todo o estado, incluindo o Paulistão de Futebol.